Blog

O líder do futuro < Voltar

junho 12, 2018



Falar que estamos num processo de transição intenso e passando por uma mudança de era não é nenhuma novidade.

O mundo está caótico e não tivemos tempo de pensar para onde estamos indo. 

Somos interligados numa grande rede interdisciplinar, de sistemas complexos e que se adequam e se auto-organizam numa co-dependência. Haja visto as consequências catastróficas que aconteceram no Brasil com a paralisação dos caminhoneiros.

O aumento da complexidade, exponencialmente refletido pelas tecnologias da comunicação, nos faz refletir sobre a nossa impermeabilidade num futuro de infinitos dutos de previsões, encanando e escorrendo possibilidades, hipóteses e muitas incertezas. 

É difícil encarar e se adequar ao novo mundo e lidar com tantos assuntos remotos e rapidamente mutáveis. 

Dentro das organizações é ainda pior. As gestões e os líderes tradicionais são preparados para dizer “o quê e como fazer”. O grande desafio agora é responder “por quê fazer?”, com propósito e numa estrutura menos hierarquizada, mais coletiva e não-linear. 

O momento atual precisa de muita solução para os problemas críticos que o mundo enfrenta. 

O novo líder não é mais aquele que coleciona em seu currículo títulos e concessões, mas é – acima de tudo, um ser humano, criativo, propositado, conectado, visionário e que sabe gerir, materializar e conectar uma boa ideia à mente e ao coração. .

Conforme o conceito adotado pela Singularity University, o novo líder é exponencial e possui quatro habilidades: inovador, futurista, tecnologista e humanitário. Ele deve fazer o im-possível para desenvolver um ambiente de trabalho significativo, com uma cultura positiva, que promova a equidade, incentive a inclusão e mantenha as pessoas realmente felizes e motivadas.

Essas são apenas algumas chaves que abrirão as próximas portas da nova economia… Não temos muitas certezas, mas também não temos como correr das atuais evidências.

.

#futurismo #industria4.0 #novaeconomia #economie #fluxonomia4d #industrialdesign  #empreendedorismo #empreender #empreendedorismomaterno #feminino #empreendedorismofeminino #café #designthinking #teoriaderede #teoriadacomplexidade #fractais #blockchain