Blog

O tapeceiro < Voltar





Somos todos um, vivendo num grande sistema ecológico.

Neste momento de passagem, transição e evolução tecnológica, as organizações, com os seus times e lideranças também estão se reinventando, mas não mais a passos largos.

O tempo está curto. E a necessidade de reintegração a cada dia urge mais e de uma forma intensificada e acelerada.

Vivemos num planeta terra, rico, riquíssimo, com uma biodiversidade incrível. Um imenso celeiro de pessoas, animais, vegetais, minerais, harmoniosamente habitando juntos.

E, por ser um planeta tão abundante, parece que esqueceram de nos contar que as fontes são esgotáveis e que muitas espécimes poderiam ser extintas. – Ou será que esquecemos, ignoramos, ou gananciosamente aprendemos apenas a repetir o padrão de explorar, explorar e explorar?

Quando falo disso, o meu coração dói, mas mudo a chave, porque temos muito a avançar…

Estamos na era do conhecimento, ressignificando conceitos, formas e métodos de nos relacionar e de gerenciar – crises, pessoas e negócios.

O caos esta instaurando possibilitando centenas de oportunidades e boas transformações. Ultrapassou a hora de reciclar, reinventar, re-manufaturar. Precisamos unir mentes para desenhar o futuro dos nossos filhos.

Nesse contexto, surge a necessidade de um perfil de liderança – mas distante do que conhecemos como líder, o que chamo de TAPECEIRO.

O tapeceiro efetivo é aquele que envolve a acupuntura social e cultural de maneiras que o seu próprio papel pode torna-se quase invisível, mas profundamente eficaz.

Os tapeceiros são iniciadores, impulsionadores e catalisadores de projetos sistêmicos, baseados no local, impulsionando pessoas em rede, a longo prazo, sem a necessidade de se envolver permanentemente com cada iniciativa. Com tudo e com todos.

Os tapeceiros permitem que o ecossistema aprenda a redescobrir a sua capacidade de aprender e ajudar uns aos outros.

Isto inclui a mentoria, o aconselhamento e disseminação de informações ao maior conjunto que os contêm.

A tapeçaria requer a capacidade de ligar constantemente as necessidades, os sentimentos, as dores e as alegrias entre pessoas e as oportunidades locais ao seu contexto regional, nacional e global.

O tapeceiro cria sinergias positivas mutuamente, entre diferentes escalas, impactando fortemente a reintegração entre humanos e – o mais importante – regeneração do mundo.

Danielle Morreale

Galeria de fotos