Causas, efeitos e propósitos

A ideia de me expor nas redes sociais foi a de compartilhar experimentos. Fiz daqui um palco de exposição vulnerável do meu próprio laboratório. 

Eu que vivi tantas experiências distintas no campo do trabalho, fui a fundo pra buscar entender porque fomos condicionados a aprender e a reproduzir, sem muito questionar. 

Dentre as pessoas que estão na bolha de quem teve o privilégio de seguir com os seus estudos e ter uma profissão, muitas fazem o que não amam (nem nunca questionaram os motivos pelos quais as levaram a fazer o que fazem).

Dentre as que estão nas outras bolhas e não tiveram ‘seus privilégios’, se dividem ainda os grupos dos que abraçaram e inventaram oportunidades e dos que não conseguiram, entretanto, abraçar nada. 

Há quem encontrou as suas causas e está feliz com as suas escolhas. Há também quem está vendo a vida levar e pensa que a sobrevivência é o começo e o fim.

Além de fatores sociais, temos uma pilha de fatores emocionais e psicológicos no desenvolvimento de cada ser humano. 

Mas ali acima eu citei sobre quem tem causa. A causa produz o efeito. 

Uma boa causa lubrifica a nossa intenção. 

Aponta para um norte e vai usar todos os recursos disponíveis a favor para chegar lá. 

Mas, chegar… em qual lugar? 

Li as teorias e apliquei na prática. Sai do verbo e fui pra ação. Descobri que existe um não lugar. Além do tempo e do espaço e que gera muito significado. 

Nesse meu preciso últimos sete anos, teve gente que estava ao meu lado, mas não fazia a mínima do que eu pretendia investigar.  E desde que descobri a minha causa eu fui atrás das minhas correções. E correção com direção é o propósito. 

Sai da comunicação social, passeei no mercado tradicional, entrei nas portas do fundo do empreendedorismo (por necessidade), descobri bastante das disciplinas dentro das escolas livres e da educação não formal, entrei de cabeça na psicanálise e mergulhei no que há de mais incrível dentro da fenomenologia (onde as evidências científicas não conseguem medir no bisturi).

Acessei o campo sutil, às vezes conhecido como morfogenético, outros de espiritualidade e os mais céticos vão chamar de metafísico. Tudo a mesma coisa.

Desconstruí e reconstruí o mundo fora e dentro de mim. 

Fiz um baralho enorme e montei meu quebra-cabeça. 

Enfrentei milhões de críticas. As minhas próprias, sobretudo. 

Empreendi fora e aos poucos fui descobrindo que estava mesmo a empreender em mim. Dia após dia. 

Como se empreender fosse um modelo que servisse apenas ao neoliberalismo clássico, o inimigo comum que não leva nenhum sujeito a se tornar melhor. 

Não só leva a ser melhor como o leva ao compromisso de gerar valor no mundo; isso quando traz consigo o paradigma da abundância.

É para isso que um negócio que surge de dentro de nós faz: gera consciência!

Dicotomias e paradoxos estão em todas as partes e isso eu sei.

Aos poucos fui validando a minha hipótese de que há um caminho que a gente pode seguir e expandir. Ir para o que abunda, sair do que falta e acessar um estado de graça e regeneração. 

As práticas regenerativas integram todos os atributos divinos. Ninguém pode estar de fora. Todo mundo que faz parte de Gaia tem a sua função. 

É dentro da jornada – no interior do interior – que podemos florescer no exterior do exterior. 

Hoje deixo meu convite para você observar qual é a sua causa. 

O que te move? O que te faz querer ser mais e melhor? 

Desejo uma semana com muito empreendimento dentro para que seja empreendido fora os seus projetos e ações mais incríveis. 

Com amor,

Danielle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Sou Danielle Morreale, mais conhecida como Dani. Aos 38 anos integro as minhas experiências como partes que somam ao meu movimento de estar à serviço com tudo que me trouxe até aqui.

Estou sempre a criar; quer seja um poema, uma fotografia, uma receita culinária ou um negócio.

NEWSLETTER

Inscreva-se para receber a minha curadoria de conteúdos, junto com atualizações sobre meus últimos artigos no blog e eventos!

Inscreva-se para receber a minha curadoria de conteúdos, junto com atualizações sobre meus últimos artigos no blog e eventos!

Digite seu primeiro nome e endereço de e-mail para se inscrever.
Ficou com alguma dúvida?